Pesquisa personalizada

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ana Zanatti

 Ana Zanatti

Ana Zanatti

Data de Nascimento: 1949-06-26

Naturalidade: Lisboa


Estreou-se no Teatro da Trindade com a peça Cautela Libertino de Pirandello e desde então tem vindo a experimentar todos os géneros desde a comédia ao drama. Integrou o elenco da primeira telenovela portuguesa, Vila Faia, e ao longo de 25 anos tornou-se numa presença constante na televisão portuguesa. Em 1968 abandona o curso de Românicas da Faculdade de Letras de Lisboa e dá entrada no Conservatório Nacional onde faz o curso de teatro.
Estreia-se ainda esse ano no
Teatro Trindade, com a peça de Pirandello "Cautela Libertino", passando a fazer parte da Companhia de Teatro Nacional Popular dirigida por Ribeirinho.

A televisão, como apresentadora, surgiu na sequência de um convite inesperado para apresentar as emissões que a R.T.P. ia inaugurar no horário do almoço.

Aí, ao longo de 25 anos, fez reportagens, entrevistas, apresentação de telejornais e continuidade de emissões, de concursos e de inúmeros festivais da canção e festivais internacionais além de dar a sua voz a um vasto leque de documentários.

Durante esse período, conciliou a sua carreira televisiva com o teatro, cinema, rádio, publicidade e autoria de programas, tendo estado sempre ligada à representação.

Como actriz, tanto no teatro como na televisão, não resistiu ao desafio de experimentar todos os géneros desde a comédia ao drama passando pelo teatro de revista onde foi 1ª figura ao lado de Camilo de Oliveira, Eugénio Salvador, Carlos Coelho entre outros.

Foi uma das 25 mulheres escolhidas para representar o país em Bruxelas, pela comissão da condição feminina da C.E.E.

Fonte: Celebridades-star.sapo

OBRAS LITERÁRIAS

Sinais do Medo

Agradece o beijo

O Segredo da Romã

O_Povo-Luz_e_os_Homens-Sombra

O Planeta Adormecido

Como escritora escreveu os seguintes livros:

  • Os Sinais do Medo (2003)
  • Agradece o Beijo (2005)
  • O Povo-Luz e os Homens-Sombra: o Segredo da Romã (2006) (Literatura Infantil)
  • O Povo-Luz e os Homens Sombra – O Planeta Adormecido (Literatura Infantil)
  • O Povo-Luz e os Homens Sombra – A Grande Travessia (Literatura Infantil)

Mais LIgações:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário