Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ana Salomé

Ana Catarina Rocha, mais conhecida no meio artístico como Ana Salomé, é uma escritora portuguesa multifacetada. Nasceu em Lisboa a 29 de Setembro de 1982. Vive em Braga, onde dá aulas de Português para Estrangeiros na Universidade do Minho.

Biografia

Ana Salomé, assim assina Ana Catarina Rocha, nascida em Lisboa, no ano de 1982. Durante vários anos dedicou-se à música, acalentando sonhos de um dia vir a tocar bem o seu piano e a sua guitarra. Estudou canto na Casa do Artista e, já em Braga, fez parte do Cais de Veludo, uma banda de circuitos independentes. Terminada a licenciatura em Estudos Portugueses, pela Universidade do Minho, em 2006, começou aí a dar aulas de Português para Estrangeiros como Leitora. Tenciona prosseguir estudos na área da Literatura Portuguesa Contemporânea. Anáfora é o primeiro trabalho trazido a lume, resultado de um processo de escrita que sempre a acompanhou desde muito nova. Define-se como alguém que aprendeu a ler para poder escrever - um acto de paixão, mais do que de razão.

Bibliografia

Ana Salome - Anafora

2006 - Anáfora [Publicações Pena Perfeita]

Na esteira do género literário da narrativa poética ou poesia em prosa, de que são emblemáticos um Eugénio de Andrade, um Al Berto ou, nos dias de hoje, um Pedro Sena-Lino, surge este livro, feito de pequenos recortes de um quotidiano íntimo. Encontra nesse género a única forma de expressão possível, avessa a quaisquer constrangimentos próprios do texto narrativo, senão o da forma, para os contornos da sua geografia poética feminina, tão próximos da respiração dos poemas: onde o coração é revelado por uma máquina-de-escrever.

Ana Salome - Odes

2008 - Odes [Publicações Canto Escuro]

Ligações externas

Obtido em "pt.wikipedia"

 

ODE AO CASTIGO

Só mais uma menina entre outras

E o quadro negro onde escrever o teu nome a giz

Como um erro ortográfico do coração.

Castigo.

Entre nós o alto muro do recreio

E a obrigação de permanecer só.

Do livro Odes

Sem comentários:

Enviar um comentário