António Bracinha Vieira nasceu em 1941 na cidade de Lisboa, onde estudou Medicina, vindo a especializar-se em Psiquiatria. Doutorou-se em 1980 e agregou-se em 1983 na Faculdade de Medicina de Lisboa, e aí regeu a cadeira de Psicopatologia. Desde 1970 interessou-se por Etologia, cujos princípios tentou aplicar às Ciências Humanas. Foi fundador da Sociedade Portuguesa de Etologia e seu primeiro presidente. Convidado pela UNL, começou a leccionar na FCSH em regime de colaboração e, a partir de 1990, como professor do quadro. Tem ensinado, na área disciplinar da antropologia, comportamento e evolução humana, investigando nestes domínios. É professor catedrático desde 1992. Rege cadeiras de antropologia biológica e participa no ensino pós-graduado. É membro integrado do CFCUL, faz parte das linhas de investigação de Filosofia das Ciências da Vida e Filosofia das Ciências Humanas e é colaborador do Projecto "A Imagem na Ciência e na Arte". (Curriculum Vitae - PDF).
Em paralelo com a actividade universitária trabalha em literatura onde assina com o nome de António Vieira.
Áreas de interesse:
Etologia
Antropologia biológica
Filosofia das Ciências Humanas
Filosofia da Medicina
Principais Publicações:
Obras Científicas
1983 - Etologia e Ciências Humanas, Lisboa: IN/CM
1995 - Ensaios sobre a Evolução do Homem e da Linguagem, Lisboa: Fim de Século
2005 - Modelos Evolutivos e Ideologia: o caso Teilhard de Chardin, in Teilhard de Chardin. Evolução e Esperança. Antropologia e Filosofia (Universidade Nova de Lisboa), Dez., pp. 13-28
«Fausto e Prometeu» - Actas da Segunda Jornada Luso-Alemã, com o tema: Prometeu e Fausto em Goethe e Pessoa: Cartografias dialogantes.
2008 - Diário de viagem pelo Brasil: ano de 1999 (fragmento), in Sigila, revista transdisciplinar luso-francesa, Nº 21, a aparecer em Maio / 08, Paris (Gris-France).
2008 - Genes e ambiente: um modelo evolutivo da linguagem, in Revista Portuguesa de Psiquiatria Infantil, Lisboa.
De l'homme-primate à l'homme-termite: essai sur l'affaiblissement du langage - Actas do colóquio Vivre en Europe: science, éthique, politique.
O 'lado de lá' em Maurice Blanchot, publicação nos textos de seminário Fora da Filosofia: da Fenomenologia à Desconstrução, Lisboa (Centro de Filosofia das Ciências).
Obras de Ensaio e Ficção
Discurso da Ruptura da Noite (1976)
A Fenomenologia da Criação Artística em Mário Botas (1983), Lisboa: IN/CM
Doutor Fausto (1991), Lisboa: IN/CM
Ensaio sobre o Termo da História (1994), Lisboa: Hiena Editores
Metamorfose e Jogo em Mário de Sá-Carneiro (1997), Lisboa: Etc
Tunturi (1998), Lisboa: Etc
Dissonâncias (1999),
O Regresso de Penélope (2000), Lisboa: Colibri
Improvisações sobre a ideia de Deus (2005), Lisboa: & etc.
Fim de Império, romance, Lisboa, 2008 (ASA), sob o nome de António Vieira
Obtido na: Página de Bracinha Vieira
Outros Links:
Sem comentários:
Enviar um comentário